| hmin
A cúpula do PMDB avalia que a decisão do senador Pedro Simon de desistir da pré-candidatura à Presidência para apoiar o governador de Minas Gerais, Itamar Franco, sepultou a candidatura própria da sigla. A tendência é que o partido apóie o nome do senador José Serra (PSDB-SP), candidato do governo.
– A decisão de Simon fragilizou a idéia de candidatura própria. Estamos sem candidato – disse o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP).
Temer também deu a entender que não acredita que Itamar submeterá seu nome à convenção do partido, em junho. Itamar deverá responder se concorrerá até o dia 6 de abril, mas na avaliação da cúpula peemedebista suas chances de disputar e vencer a convenção são remotas. Para Temer, o outro pré-candidato do partido, Raul Jungmann, ministro do Desenvolvimento Agrário, também desistirá.
– A idéia de candidatura própria não está mais em pauta – afirmou o líder do PMDB na Câmara, Geddel Vieira Lima (BA).
Ontem, dia 13, Temer já citava os nomes de prováveis vices de Serra, numa eventual coligação com o PSDB. Entre eles estavam os do governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcellos, do prefeito de Joinville, Luiz Henrique da Silveira, e da deputada Rita Camata (ES), além do próprio Simon. A alternativa do senador, porém, será concorrer ao Piratini. Seria uma forma de agradar ao PMDB gaúcho, que, em parte, ficou decepcionado com a decisão.
– Com essa decisão, ele jogou para o espaço a candidatura própria – disse o deputado Oswaldo Biochi.
– O partido vai pressioná-lo para concorrer ao Piratini. Ele tem um compromisso com o partido, que ficou com ele quando ocorreram as deserções – disse o deputado Darcísio Perondi.
O presidente do PMDB gaúcho, deputado Cezar Schirmer, confirmou que o partido trabalha com a hipótese de Simon concorrer ao governo do Estado. Na avaliação do parlamentar, o senador seria capaz de vencer o PT:
– As próprias pesquisas internas do PT sinalizam isso. Simon evita comentar o assunto, mas já teria informado a alguns peemedebistas que poderá aceitar disputar o pleito no Estado, apesar de defender o nome do deputado federal Germano Rigotto.
KLÉCIO SANTOS
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.